A Indústria Farmacêutica é uma das mais regulamentadas a nível mundial. Os fabricantes desta área estão sujeitos a uma enorme pressão com vista a proteger os consumidores e pacientes contra substâncias, medicamentos e dispositivos médicos incorrectamente fabricados, bem como a protegerem-se a si próprios das rigorosas penalizações legais e pecuniárias inerentes ao fornecimento de produtos não conformes.
Investir em equipamentos da nossa representada Eagle Product Inspection pode ajudar os fabricantes a cumprir as Boas Práticas de Fabrico, em particular as Normativas 21 CFR, Partes 210 e 211, GAMP¬¬- 4 e 21 CFR Parte 11, que são aplicadas pela Food and Drug Administration (FDA) nos E.U.A. e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) na Europa. A título de exemplo, todos os sistemas de inspecção por raio-x da Eagle Product Inspection estão concebidos para limpeza fácil e os componentes em contacto com o produto são fabricados com materiais aprovados pela FDA.
Os equipamentos de Raio-X da Eagle Product Inspection asseguram uma detecção excepcional dos seguintes contaminantes físicos, independentemente da sua dimensão, forma e localização, numa variada gama de aplicações: desde comprimidos, cápsulas e dispositivos médicos até medicamentos líquidos e em pó:
- Fragmentos de vidro (incluindo contaminação de vidro em recipientes de vidro);
- Fragmentos de metal (incluindo metal dentro de embalagens de folha de alumínio e embalagens de filmes metalizados);
- Pedras;
- Alguns compostos plásticos e de borracha;
- Osso calcificado.
Para além da segurança dos produtos, os equipamentos de raio-x constituem um sistema de garantia de qualidade. Pelo facto de permitirem aos fabricantes “ver” o interior das embalagens, os sistemas de inspecção por Raio-X podem proteger os consumidores contra produtos de qualidade inferior, dado que podem executar as seguintes verificações de qualidade em linha:
- Inspecção do nível de enchimento;
- Medição de massa;
- Inspecção do selo de inviolabilidade;
- Contagem de componentes.
As embalagens de metal não interferem de forma alguma na sensibilidade da detecção de contaminantes e a Eagle Product Inspection tem soluções disponíveis para verificar produtos que estejam dentro dos seguintes tipos de embalagem:
- Não embalados;
- Recipientes altos e rígidos (incluindo vidro, metal e cerâmica);
- Recipientes de plástico;
- Embalagens de cartão/caixas;
- Saquetas.
Os fabricantes a nível mundial confiam na tecnologia de Raio-X da Eagle Product Inspection para detectarem vários tipos de anomalias em blisters, incluindo medicamentos partidos ou em falta. Ao inspeccionar profundamente o interior das embalagens finais fechadas, os equipamentos de Raio-X são capazes simultaneamente de contar agulhas, seringas ou lentes de contacto dentro da caixa, verificar a posição correcta da patilha de segurança dos inaladores para asmáticos, ou a inclusão de bulas.
Para além de tudo isto, os equipamentos asseguram ainda a correcta dosagem de saquetas com produtos líquidos ou em pó, sendo amplamente utilizados para garantir que a segurança e qualidade dos produtos não são comprometidas por partículas soltas ou por corpos estranhos presos dentro de soldaduras estanques, isto para enunciar somente algumas das aplicações típicas destes equipamentos.
Para mais informações, queira consultar o nosso site ou contactar-nos por telefone: 916 702 418.
![](https://logomark.pt/wp-content/uploads/2021/02/alteracao-logo-logomark-1.jpg)