Skip links

Robotização de unidade industrial logística para peixe fresco

A Logomark – Soluções e Equipamentos Industriais, Lda desenvolveu uma proposta que visa o fornecimento de uma solução robótica de automatização de fim de linha, com processos de paletização e despaletização para abastecimento de 6 paletes completas, projetada para um ambiente logístico de armazenamento de peixe fresco, a baixas temperaturas.

Os modelos de robôs utilizados nesta solução são KR120 e permitem uma grande escala dimensional, e atingir a cadência pretendida pelo cliente (neste caso 550 caixas/hora), suportando as temperaturas do local.

A célula de paletização é composta por 6 transportadores automáticos de paletização e 2 transportadores alimentadores de paletes vazias.

Todas as caixas estão identificadas com um código 2D datamatrix que contêm toda a informação do peixe em caixa – ordem de encomenda, a palete que procede à encomenda, identificando também qual dos robôs irá executar a transferência do transportador à palete. A cada palete é atribuída uma encomenda, que poderá ir desde 1 até 52 caixas.

Completa a palete, a mesma é transferida para outro transportador onde será recolhida pelo operador e o robô irá realizar o processo de ir buscar uma nova palete ao mesmo tempo que o gripper automaticamente se transforma para poder executar essa tarefa, voltando depois à sua posição original de pega de caixa.

Os grippers desta estação foram desenvolvidos pela Logomark, totalmente em aço inox com tratamento especial anti corrosão, e com capacidade de pega de caixa e pega de palete, adaptando-se às dimensões de cada uma delas.

Todas as operações de ambas as células são controladas por um HMI Siemens de 15”.

Através do HMI, os operadores podem monitorizar e controlar todo o sistema em tempo real, através de um desenho técnico é possível ver o posicionamento de cada caixa, o movimento que os robôs estão a fazer, dados estatísticos e todos os alertas do sistema.

Leave a comment